Tsukimachi: O Mercado Antigo de Nagasaki

O comércio local que ainda sobrevive, apesar dos centros comerciais

Na zona mais antiga de Nagasaki, num dos primeiros aterros efetuados na área portuária perto de Dejima, pode encontrar um pequeno bairro chamado Tsukimachi (築町). Nesse bairro ainda encontra o mercado ao ar livre, com lojas pequenas e de porta aberta para a rua principal, entre peixarias, tascas, lojas de roupa em segunda mão, padarias, frutarias, lojas de penhores, tudo e mais alguma coisa. O Tsukimachi (bairro) não deve ser confundido com a estação de elétrico com o mesmo nome, visto que essa estação está apenas numa ponta do bairro comercial.

Os grandes centros e galerias comerciais cobertos fazem grande concorrência a mercados urbanos do estilo do Tsukimachi, mas os preços desta rua modesta ainda são os mais competitivos, e os lojistas também são extraordinariamente simpáticos. Não só permitem a ocasional fotografia como gostam de conversar consigo e perguntar sobre o seu país (em japonês claro). O bairro esconde ainda curiosidades deliciosas tais como o edifício "Merka" (de "mercado", a palavra portuguesa) que está decorado com azulejos de estilo português e um Galo de Barcelos na entrada! Os azulejos do "Merka" foram feitos em Arita - o berço da cerâmica japonesa - mas mediante encomenda para se parecerem o mais possível com os de Portugal. A razão de ser de tão inusitada aparição portuguesa no Japão deve-se à proximidade entre o Tsukimachi e o Douzamachi, que é um bairro muito especial nesta cidade, visto que o mesmo se identifica fortemente com a presença portuguesa.

No Tsukimachi pode fazer compras de legumes e peixe bem frescos para confecionar em casa (se alugou apartamento) ou pode comprar alimentos já cozinhados de forma simples e saudável (geralmente cozidos ou grelhados), para comer no seu hotel ou num banco de jardim. Se desejar, também pode tomar uma refeição quente num restaurante sem pretensões, ou num café que sirva "menu" diário. Recomendo "O Pão da Abi" (アビのパン) um pequeno estabelecimento que serve de padaria e também de café-restaurante, com menus diários a 500 ienes (aproximadamente 5 euros), pois este espaço dá emprego a pessoas com deficiência mental e física, promovendo a sua integração na sociedade e a educação do público em relação ao respeito pelas diferenças. É um espaço tranquilo, com uma música muito relaxante, comida deliciosa, decoração com o tema da paz-de-espírito e atitude positiva. A experiência social deste café-restaurante é um excelente exemplo!

0
0
这篇文章对你有帮助吗?
帮助我们改善 JapanTravel.com
回馈意见

请留言

Thank you for your support!

Your feedback has been sent.